terça-feira, 23 de março de 2021

Sem precisar reservar 2ª dose, Recife começa a vacinar contra a Covid-19 idosos de 64 a 68 anos


 Idosos de 64 a 68 anos começaram a ser vacinados contra a Covid-19 no Recife na manhã desta terça-feira (23). Pessoas que fazem parte desse grupo prioritário devem agendar a imunização pela internet através do site ou aplicativo Conecta Recife, mas o primeiro dia do novo grupo começou com reclamações de instabilidade no sistema de marcação (veja vídeo acima).

O anúncio do novo grupo aconteceu após o Mistério da Saúde indicar que todo o estoque de vacinas recebidas nos estados fosse utilizado para aplicação imediata das primeiras doses.

A capital pernambucana imunizava, até então, pessoas a partir dos 69 anos. A liberação de agendamento do novo grupo começou na noite da segunda-feira (22). No começo da manhã, a TV Globo recebeu reclamações de pessoas com dificuldades de fazer o cadastro e para marcar a vacinação.

Por meio de nota, a prefeitura disse que "é natural, ao passo que o plano de vacinação na cidade avança, que o número de pessoas buscando o cadastro e o agendamento seja cada vez maior, gerando, assim, sobrecarga do sistema".

Ainda segundo a gestão municipal, o problema já foi resolvido. Apesar disso, ainda havia relatos de pessoas com dificuldade de acesso por volta das 9h30.

A vacina CoronaVac precisa de duas doses para completar a sua imunização, com um intervalo de 14 a 28 dias entre as aplicações. No caso da vacina de Oxford/AstraZeneca, o intervalo necessário entre as doses é de até três meses. A última remessa de imunizantes que Pernambuco recebeu foi da vacina CoronaVac no sábado (20).

Unidade de Cuidados Integrais (Ucis) Guilherme Abath, no bairro do Hipódromo, na Zona Norte do Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

Unidade de Cuidados Integrais (Ucis) Guilherme Abath, no bairro do Hipódromo, na Zona Norte do Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

Na capital pernambucana é necessário fazer o agendamento para receber a vacina. A ferramenta Conecta Recife foi disponibilizada por um aplicativo gratuito para quem tem os sistemas operacionais de celular Android ou iOS (confira mais abaixo um passo a passo para fazer o cadastro).

De acordo com a prefeitura, para receber a vacina, os idosos precisam anexar, durante o agendamento, comprovante de residência e documento de identificação oficial. Também é preciso apresentá-los no dia agendado para vacinação.

Até a sexta (18), Recife alcançou a marca de 90% da população acima de 70 anos vacinada com pelo menos uma das doses.

Como agendar

Vacinação contra Covid-19 no Recife: saiba como fazer cadastro e agendar
--:--/--:--

Vacinação contra Covid-19 no Recife: saiba como fazer cadastro e agendar

Para receber a vacina na capital pernambucana é necessário fazer o agendamento pela plataforma do Conecta Recife (veja vídeo acima).

No caso de idosos com mobilidade reduzida, a prefeitura informou que há um campo no cadastro para indicação de que a pessoa precisa de atendimento domiciliar. Posteriormente, uma visita é agendada para a aplicação da vacina.

O passo a passo para agendar a vacinação é:

  • Baixar o aplicativo para o sistema Android ou iOS ou entrar no site do Conecta Recife
  • Marcar o grupo prioritário do qual faz parte
  • Anexar documentos de comprovante de residência e documento de identificação
  • Adicionar dados como nome, CPF, nome da mãe, telefone, nascimento, raça/cor, sexo, endereço e e-mail
  • Criar uma senha
  • Fazer login na plataforma e escolher o local e a data da vacinação
  • Os idosos residentes no Recife que não conseguirem fazer o cadastro online podem se deslocar até um dos postos de vacinação e se inscrever em um dos locais.

Maura Andrade se vacinou contra a Covid-19 no Geraldão, Zona Sul do Recife — Foto: Pedro Alves/G1

Maura Andrade se vacinou contra a Covid-19 no Geraldão, Zona Sul do Recife — Foto: Pedro Alves/G1

Locais de vacinação

No Recife foram disponibilizados 16 pontos para a vacinação contra o novo coronavírus. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo, de acordo com a prefeitura.

Há nove pontos de drive-thru, em que é possível ser vacinado contra a Covid-19 sem precisar descer do veículo, ficam nos seguintes locais:

  • Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;
  • Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
  • Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá;
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
  • Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira;
  • Parque da Macaxeira, na Macaxeira;
  • Geraldão, na Imbiribeira;
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária;
  • Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife.

As doses do imunizante também são aplicadas nas salas de vacinação distribuídas nos espaços listados a seguir:

  • Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
  • Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
  • Upinha Dr. Hélio Mendonça, no Córrego do Jenipapo.
  • Unidade de Cuidados Integrais (Ucis) Guilherme Abath, no Hipódromo;
  • Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro;
  • Ginásio Geraldão, na Imbiribeira;
  • UPA-E Fernando Figueira, no Ibura.

Outros municípios

Com a decisão do governo federal de aplicar todas as doses da vacina, outros municípios do Grande Recife começaram a vacinar idosos com idade a partir de 70 anos, seguindo recomendação do governo estadual.

Os municípios de OlindaIgarassuPaulistaCamaragibeSão Lourenço da MataAbreu e Lima e Vitória de Santo Antão estão vacinando idosos acima de 70 anos, de acordo com a sua estratégia municipal de agendamento e atendimento.

Em Jaboatão dos Guararapes, é possível fazer o agendamento da imunização para idosos acima de 68 anos, com início previsto para quarta-feira (24).

Fonte: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário