Quem visita o Alto do Bom Jesus, Belém Do São Francisco, Pernambuco, Brazil, entre 30 de abril e 03 de maio se depara com a Festa do Senhor do Bonfim, também conhecida como Festa do Santo Cruzeiro.
Momento de intensa vivência religiosa e cultural no município, a Festa do Santo Cruzeiro traz em si crenças, valores e referências fundamentais para o povo do lugar.
A exposição “Capela do Deserto: Auto de Fé e Tradições” tem o intuito de prestigiar e difundir o aspecto cultural, religioso, solidário e comunitário da Festa, valorizando a manifestação religiosa dos penitentes, o bairro Alto do Bom Jesus e a sua gente.
Para os moradores do local a Festa é bastante significativa. Segundo relatos históricos, o bairro tem sua origem ligada à construção de um pequeno templo religioso, motivado pelos sonhos do decurião do grupo de penitentes, Manoel Jacinto Filho, também conhecido como Manuel Carpina por causa de sua profissão de carpinteiro.
Conta-se que Manuel Carpina sonhou algumas vezes com uma mulher vestida de branco que lhe alertava para a necessidade de construção de uma capela e orientava o local em que o templo deveria ser erguido.
E assim, num morro afastado do núcleo urbano, com ajuda dos penitentes e de benfeitores, inaugurou-se, em 1963, a Capela do Deserto do Senhor do Bonfim.
O sonho de Manuel Carpina tornou-se realidade, o bairro Alto do Bom Jesus cresceu e a lembrança de seu gesto de fé permanece viva na Festa do Santo Cruzeiro, uma das celebrações católicas mais tradicionais do município.
Promovida pela Prefeitura Municipal de Belém do São Francisco, por meio da Secretaria de Cultura, Juventude e Diversidade, em parceria com a FACESF - Cursos de Direito e Psicologia a mostra reúne imagens captadas nos últimos três anos pelo fotógrafo e historiador belemita Emanuel Bruno (22), que enfoca em seu trabalho o olhar artístico através da fotografia e o registro do cotidiano.
Dentre as cenas registradas, serão exibidas imagens inéditas dos penitentes e sua devoção ao Santo Cruzeiro, os preparativos da Festa, a fé dos fiéis nas celebrações e procissões, o repasse da tradição por meio da participação das crianças, as tocatas da tradicional banda de pífano “Los Grandes” e as confraternizações em que são servidos os almoços comunitários.
Vernissage: 13/102017, a partir das 18h
Exposição: 16/10/2017 a 18/11/2017 (segunda-feira a terça-feira, das 08h às 17h/ quarta-feira a sexta-feira, das 08h às 22h/ sábado, 08h às 12h)
Local: Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco-FACESF, rua Cel. Trapiá, 201, centro, Belém do São Francisco-PE.
Realização:
Prefeitura Municipal de Belém do São Francisco
Secretaria de Cultura, Juventude e Diversidade
Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco – FACESF
Nenhum comentário:
Postar um comentário