Tentativa de reaproximação entre PSB e PT terá novo episódio
A possível reaproximação entre PSB e PT terá um teste decisivo nos próximos dias. O aguardado encontro entre a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, e o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, deverá ocorrer após o retorno da dirigente, que está em viagem à Rússia, no dia 19 de outubro.
O governador Paulo Câmara (PSB), que ensaia uma aliança com os petistas, será convidado para participar.
O encontro ocorre em meio ao redirecionamento das posições da agremiação, que endureceu o tom contra o Governo Temer, as agendas de privatizações e se aproximou de partidos mais alinhados com a esquerda como o PDT.
A mudança expõe as afinidades entre os partidos e pode influenciar na reedição da histórica aliança entre as legendas para o pleito de 2018.
No entanto, Carlos Siqueira ponderá que a posição do PSB nas próximas eleições somente será fechada em março do ano que vem, no congresso da sigla.
“O PSB conversará com todas as forças políticas até fevereiro do ano que vem. Somente vamos fechar questão em março, em uma ampla discussão com todas as lideranças do partido”, afirmou o comandante. Siqueira admite que as legendas possuem afinidades históricas e que a posição do partido na eleição nacional terá reflexo nos Estados.
“Cada diretório estadual discutirá suas alianças, mas é evidente que a posição nacional do partido influenciará nas alianças estaduais”, ponderou.
Caso a aproximação nacional com o PT vingue, a retomada da aliança entre as agremiações em Pernambuco reforça suas chances de concretização.
O diálogo no Estado já se dá entre interlocutores das duas siglas, mas ainda depende da aliança nacional.
Além de abrir o diálogo com os petistas, o PSB também discute o apoio a candidaturas do PDT, PSDB e Rede.
Nenhum comentário:
Postar um comentário